O cranberry é bastante rico em flavonóides, um antioxidante (substância que protege o nosso organismo das ações danosas dos radicais livres) capaz de retardar o envelhecimento precoce e diminuir a probabilidade de desenvolvimento de alguns tipos de doenças e de doenças cardiovasculares.
O flavonóide auxilia a diminuir o colesterol total e o LDL colesterol (considerado ruim) e, ao mesmo tempo, auxilia no aumento dos níveis de HDL (considerado colesterol bom). O excesso de LDL colesterol no sangue se acumula na parede dos vasos sanguíneos, o que pode causar um derrame ou infarto e, devido a isso, os flavonóides auxiliam na prevenção de doenças relacionadas ao coração.
Pesquisas demonstram que a antocianina, uma substância presente no cranberry impede que as bactérias fiquem aderidas no epitélio do trato urinário, prevenindo assim complicações, como a infecção urinária. Essa prevenção se dá devido às características antissépticas dessa substância e também por elevar a acidez da urina, dificultando, assim, a proliferação bacteriana, a grande vilã dessa doença. A fruta também é fonte de fibra, vitamina C, vitamina K e vitamina E, manganês.